Mãe x Filha



Olá minhas lindas! Vamos falar um pouco sobre a magnífica experiência mãe-filha.
Desde o nascimento da filha até o envelhecimento da mãe, a dupla, mãe e filha, passam por uma grande trajetória permeada de sentimentos e emoções complexos, ambíguos, positivos e negativos, tais como; Amor, carinho, felicidade, continuidade, ódio, ciúmes, competição, disputas, rivalidade, inveja, expectativas, frustrações, temores, gratificações, alegrias, ressentimentos, surpresas…

Nascimento:
Desde o nascer, os filhos precisam unicamente das mães para mamar e fazer a outra grande maioria das coisas que um bebê precisa (já que os pais não têm a delicadeza de uma mãe).

Fase: Criança
Quando crescemos nós, meninas, precisamos de nossas mães para brincar de boneca, casinha, comidinha, de sua paciência para ensinar nossas primeiras lições, na maioria dos casos, é ela que nos ensina a rezar, ela que leva e passa nossas roupas, as deixando com um cheirinho.. ela que nos veste e "enfeita". A menina tem todas as suas manhas, quer sempre andar com o salto da mãe pela casa, ficar usando a maquiagem da mãe. É ela que vai dar aquele beijinho de boa noite com um gostinho de quero mais. Essa ligação mãe-filha é muito boa. 


Adolescência..
As relações familiares são as mais difíceis justamente, devido à proximidade entre os membros e a ausência de fronteiras, o que acarreta grandes dificuldades em perceber e aceitar as diferenças. Na relação mãe-filha é comum haver uma mistura de identidades, na qual uma compensa as faltas da outra. Por exemplo, se a mãe é infantil, a filha tende a ser mais madura, se a mãe é irresponsável, a filha tende a se ocupar das responsabilidades que cabem a esta mãe, se a mãe não teve, por sua vez, uma mãe suficientemente boa, ela apresentará muita dificuldade em dar a filha àquilo que não recebeu, e nestes casos, esta filha também ficará privada desta experiência e por sua vez também não terá de onde resgatar e proporcionar a sua filha, etc.

Muitas vezes, na relação com a própria filha, a mãe tenta compensar a relação mãe e filha que gostaria de ter e não teve, e a filha se sentirá encarregada de ser uma mãe para a própria mãe e começará a cuidar da mãe: lembrando-a dos compromissos, responsabilidades, ajudando com a casa, com os irmãos e dando conselhos. Outras vezes, a mãe frustra-se demasiada com a sua própria mãe e, inconscientemente, faz com que a filha pague esta conta, não encontrando em si possibilidade de ser uma mãe presente, interessada e que respeita a individualidade da filha.

Na adolescência nós, meninas, começamos a: querer seguir a moda, pagar grandes micos com as amigas, sofrer por amor/se apaixonar, se arrumar mais, sair mais e por aí vai. Nossas mãe, por sua vez, começam a se preocupar mais e, na maioria das vezes, ficam acordadas até que cheguemos em casa. A relação mãe-filha é magnificamente incrível. É  na sua mãe que você vai poder confiar, é nela que você vai poder contar o que se passa no seu coração, é pra ela que você vai desabafar, enfim, a sua mãe é a única pessoa neste mundo que, verdadeiramente, te ama infinitamente, vai te ouvir sem reclamar, vai te aconselhar, vai ter um colo (que só ela tem), vai dar aquele abraço de urso gostoso e que, se você errar, ela vai te dar a mão e te puxar pro caminho certo.




  1. Bom meninas é isso. O conselho que dou a vocês é: dê valor a sua mãe, mostre o quanto você a ama, faça tudo o que pode fazer hoje, não deixe nada para amanhã, pois pode ser tarde demais. Espero que gostem, beijoo ;**
                                                                                                                                                   (Kamilex)

Um comentário:

  1. Homens perfeitos existem filha compram as prendas na Tempus & Prata em Fafe

    ResponderExcluir